BEM VINDO

domingo, 4 de julho de 2010

Heavy Metal – O Gênero das Multidões


A postagem da série “Especiais do Rock” de hoje é sobre um dos melhores gêneros de Rock existentes, o Heavy Metal.
O Heavy Metal é um dos mais fantásticos gêneros de rock, muitas vezes é chamado apenas de “metal”. O Heavy Metal desenvolveu-se no final da década de 60 e início da década de 70, tendo como suas principais raízes o Rock Psicodélico e o Blues-Rock. As bandas criadoras deste gênero musical desenvolveram um som maciço, caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas.
Uma das características mais marcantes do Heavy Metal é a grande multidão que ele atrai, as primeiras bandas de Heavy Metal como Deep Purple, Led Zeppelin, e Black Sabbath sempre atraíram um grande público em seus shows, característica essa que se mantém até os dias hoje e tornou-se comum em toda a história deste gênero do Rock.
A partir de meados da década de 70 muitas bandas ajudaram a impulsionar o Heavy Metal, a banda Judas Priest ajudou com sua grande influência no Blues, o Motörhead introduziu um punk rock sensível e uma crescente ênfase de velocidade, e o Iron Maiden seguiu a mesma linha. Antes mesmo do final da década de 70, o Heavy Metal já atraía uma enorme legião de fãs no mundo inteiro, fãs estes que ficaram mundialmente conhecidos como “Metalheads” ou “Headbangers”, popularmente conhecidos aqui no Brasil como “Metaleiros”.
Na década de 80, um subgênero do Heavy Metal ganhou grande força comercial, tratava-se do Glam Metal, que ganhou forças com bandas como o Mötley Crüe. Nesta década também, o movimento Underground impulsionou a criação de subgêneros do Heavy Metal com estilos bem mais agressivos, como o Trash Metal, Death Metal, e o Black Metal.
Durante a década de 90, outro subgênero do Heavy Metal começa a ganhar cada vez mais força, trata-se do “Nu Metal”, que costuma incorporar elementos do Hip Hop, Funk, e principalmente do Metalcore, que combina Hardcore Punk com Metal Extremo.
Sonoramente caracterizado por riffs pesados, bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais agudos, agudos melódicos, aveludados, rasgados, e solos de guitarra complexos, os temas tratados nas letras das bandas deste Gênero são bastante variados, e vão desde protestos contra elementos repressores da sociedade, satanismo, depressão, ocultismo, solidão, tristeza, lado obscuro do ser humano, raiva, medo, injustiça, psicodelia, religião, drogas, heróis da humanidade, musicalização de contos e poemas, até o bom humor e fuga da realidade.
São muitas as ótimas bandas de Heavy Metal que existiram e existem até hoje, então vou citar como exemplo algumas que eu gosto bastante: Avenged Sevenfold, Black Sabbath, Black Tide, Caliban, Extreme, Helloween, Iron Maiden, Judas Priest, Kiss, Led Zeppelin, Megadeth, Metallica, Mötley Crüe, Motörhead, Pantera, Quiet Riot, Rainbow, Scorpions, Skid Row, Slipknot, U.D.O., UFO. Algumas bandas boas de Hevy Metal do Brasil: Dr. Sin, Eterna, Angra, Hibria, Massacration, e é claro que Sepultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário